sábado, dezembro 10, 2005

Discurso proferido pelo Presidente do CDS/PP de Torres Vedras, João Pedro Gomes, no IV Jantar de Natal do CDS/PP

Sr. Presidente da Distrital de Lisboa do CDS/PP, Dr. António Carlos Monteiro
Sra. Deputada e membro da Concelhia do CDS/PP de Torres Vedras, Dra. Teresa Caeiro
Sr. Deputado Dr. Pedro Mota Soares
Sr. Presidente da Distrital de Lisboa da JP, Dr. Francisco D´Aguiar
Sr. Presidente da JP de Torres Vedras, Gilberto Gomes
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Pelo 4º ano consecutivo, o CDS/PP de Torres Vedras organiza o seu tradicional jantar de natal, este ano com algumas diferenças circunstanciais em relação aos anteriores.

Desde 2002, data do nosso 1º jantar, muita coisa se alterou no panorama político nacional e concelhio. Éramos parte integrante do governo de Portugal e hoje estamos remetidos à oposição; em Torres Vedras o CDS/PP tinha autarcas e actualmente não só não os tem como o Partido Socialista conseguiu uma maioria absoluta que de todo não merece e que terá forçosamente de justificar aos eleitores.

As autárquicas foram o que foram, já muito se falou acerca das mesmas e não adianta voltar a falar mais delas, pois hoje é dia de pensar no futuro e olhar cada vez mais em frente.

O CDS/PP tem hoje uma nova Comissão Política Concelhia em Torres Vedras, eleita no passado dia 2 de Dezembro. É uma equipa que conjuga novos militantes com militantes mais experientes, que encerra em si profissionalismo, ambição e valores e que me oferece a mim, que tenho o prazer de a liderar, todas as garantias de sucesso e capacidade de trabalho. Espero estar sempre à altura deste desafio.

Pretendemos para o nosso concelho um partido mais moderno, eficaz e aguerrido. Queremos abrir o partido às pessoas e passar a mensagem de que, de uma vez por todas, estamos prontos a governar o nosso município e que não somos apenas mais um que concorre por concorrer.

Nesse sentido, estamos a proceder a uma reorganização interna da nossa concelhia, tendo sido decidido criar um Gabinete de Estudos, e um conselho consultivo, que terá a supervisão do nosso amigo Capitão Gonçalves. Um e outro têm o objectivo de auxiliar a concelhia do CDS, órgão executivo por excelência, quer na formação política e elaboração de programas, quer na emissão de opiniões, pareceres e recomendações, de militantes e simpatizantes com experiência política e de vida mais do que comprovada. O conselho consultivo será constituído por militantes e não militantes, reunindo quando a comissão política concelhia o solicitar.

Ao nível da implantação, iremos desde já proceder a uma actualização de ficheiros de militantes, que se encontram desactualizados, tendo para o efeito sido já criado um impresso próprio.

Vamos apostar também em levar o partido às pessoas, deslocando-nos aos lugares, aldeias, vilas e cidade do nosso concelho, procurando ouvir cada problema e apresentar as nossas soluções. Porque a política tem de ser, sempre, feita a pensar nas pessoas e no bem-estar destas. Colaboraremos com a Juventude Popular em tudo o que pudermos e por ela nos for solicitado.

Estes são alguns dos desafios a que nos propomos, mas o maior é sem qualquer dúvida a preparação para as eleições autárquicas de 2009.

Não escondo que este projecto que no passado dia 2 se iniciou é um projecto a 4 anos, que deverá culminar com as próximas autárquicas e nelas fazer o seu teste de fogo. Pretendemos, pela primeira vez na nossa história em Torres Vedras, ter 4 anos para apresentar um projecto de mudança para o concelho, que é o que desde já procuramos fazer.

Não fechamos, nem de perto nem de longe, as portas a eventuais entendimentos à direita do Partido Socialista que visem apresentar uma alternativa aos actuais órgãos autárquicos, nos quais não nos revemos minimamente, mas faremos todo o nosso trabalho para em qualquer caso, termos uma alternativa própria e apresentarmo-nos sozinhos a eleições. Se depois se proporcionar algo mais, estamos abertos ao diálogo.

No âmbito já da preparação das autárquicas 2009, decidimos criar a figura do coordenador de freguesia, que será a cara do nosso partido na respectiva freguesia, quem irá apoiar a concelhia nos assuntos referentes a essa freguesia e quem procurará estabelecer contactos tendentes à elaboração de futuras listas autárquicas. Não significa que terá de ser o nosso cabeça-de-lista nessa candidatura, mas terá pelo menos na formação da respectiva lista um contributo indispensável e fundamental.

Apraz-me poder, desde já, apresentar 6 coordenadores de Freguesia:
São Pedro e Santiago – João Carlos Fernandes
Santa Maria e S. Miguel – Dra. Mariana Marques dos Santos
Silveira – Pedro Antunes
Matacães – Luís Simão
Campelos – Eng. Hugo Neto e Eng. Bruno Silva
Turcifal – Dr. José Bruno Oliveira

Daqui por diante, iremos apresentar os restantes coordenadores de freguesia, para as 20 freguesias do concelho de Torres Vedras.

Até 2009, podem contar com a presença do CDS/PP na cena política torriense. Seremos sempre uma voz activa na defesa dos interesses do nosso concelho, que critica o que de mau é feito mas que também sabe aplaudir o que de bom se vai fazendo, apesar de infelizmente esse bom ser muito pouco.

Mesmo não tendo conseguido eleger autarcas, o CDS/PP representa em Torres Vedras muita gente que em nós decidiu confiar o seu voto e não pode ser de maneira alguma defraudada. Terão de contar connosco nas assembleias municipais a intervir, quando necessário, no período reservado ao público, e nas assembleias de freguesia que se forem realizando. Utilizaremos todos os meios idóneos ao nosso alcance para fazer passar as nossas ideias.

Não queria terminar sem fazer alguns agradecimentos:
Em primeiro lugar, a todos os presentes por terem comparecido e se terem juntado a nós.
A toda a minha equipa da Comissão Política Concelhia do CDS/PP de Torres Vedras, na qual muito acredito.
A todos os membros que integraram as nossas listas autárquicas aqui presentes ou ausentes, por terem acreditado em nós e terem decidido trilhar este difícil caminho connosco.
À Dra. Mariana Marques dos Santos, que foi uma excelente candidata à Câmara Municipal de Torres Vedras e muito fez em prol do nosso projecto.
À Dra. Teresa Caeiro, pelo imenso apoio que nos tem dado e pelo enorme carinho que tem demonstrado por Torres Vedras.
Ao Dr. Pedro Mota Soares, por ter estado sempre do nosso lado e de ter sido, em parte, o causador de estarmos hoje aqui, ao ter aceite em 2001 ser nosso candidato à Câmara Municipal.
Ao Capitão Gonçalves, pelo inestimável apoio que nos tem dado e pela força e estímulo a continuar que nos transmitiu após as últimas eleições autárquicas.
Por último, ao meu grande amigo Pedro Castelo. Acompanhaste-me sempre neste percurso no CDS/PP, já desde o longínquo ano de 1997. aprendi muito contigo ao longo destes anos. Sei que para além de um companheiro na política ganhei um amigo. Espero poder contar sempre contigo no nosso partido, a lutar ao nosso lado pelas causas em que acreditamos.

Para concluir, meus amigos, queria só dizer que conto com todos nesta difícil mas nada impossível empreitada que agora iniciamos. Sei que em 2009 seremos recompensados pelo esforço que vamos fazer, mas também sei que se voltarmos a cair logo nos levantaremos. Porque estamos todos na política por valores. E mesmo não sendo um grande partido ao nível de infra-estruturas e de poder financeiro, somos um grande partido porque temos história, defendemos valores e ideais e temos pessoas competentes e com convicções.

Por isso, nunca nos conseguirão derrotar!

Viva Torres Vedras, Viva o CDS/PP, Viva Portugal!
Santo e Feliz Natal a todos.

Sem comentários: